Cuidado com o excesso de adoçante

sábado, 12 de setembro de 2009

Como vejo minha nutricionista uma vez por mês, faço questõe de tirar todas as dúvidas que tenho. Sempre batemos um bom papo, fico uma hora ou mais no consultório dela.

Mês passado ela me disse para tomar cuidado com o excesso de adoçante. Algumas pesquisas indicam que o excessivo consumo de adoçante, a longo prazo, pode ser uma das causas de um possível câncer. Obviamente ele não é a única causa, outros fatores como a disposição genética e outros que não sei enumerar, todos eles em conjunto, podem criar a predisposição ao câncer.

Dessa forma, a idéia é manerar na quantidade de gotinhas. Nada dar aquela apertadinha no frasco para jogar aquele jato. Nem exagerar no número de saquinhos.

A melhor opção são adoçantes feitos de estévia, que é mais natural porque é extraído de uma planta. Eu provei e achei horrível. A dica da minha nutricionista é, além de reduzir o consumo de adoçante, variar o tipo. Por exemplo: esse mês use ciclamato, no outro aspartame, e no outro experimente outro tipo. Assim, pelo menos você reterá menos substância de cada um deles em seu organismo. Quando eliminar todo o peso que quer quem sabe possa voltar ao uso do açúcar. Obviamente de forma moderada.

Mas veja lá! Isso é só um alerta! Não vá achar que vai ter câncer ou vai morrer por causa do adoçante. Só quero alertá-la para o uso consciente desse produto.

O problema, segundo minha nutricionista, é que desde sempre somos levados a fazer mau uso das coisas. Sempre queremos comer tudo docinho, porque agrada e ficamos felizes. O gosto doce associado ao prazer é uma construção social; na verdade nosso organismo não precisa desse tanto de açúcar que comemos, isso só nos faz mal. Não só o doce, mas como a comida em geral, está intrinsecamente ligada à sociabilidade. Comemoramos comendo, quando ficamos tristes comemos (principalmente açúcar), depois do cinema comemos. A comida, assim como o açúcar está sempre associado a sentimentos de prazer ou alívio que em grande medida foram criados por nós mesmos, e não por uma necessidade orgânica.

O difícil disso tudo é reduzir drasticamente o consumo de açúcar, já que fomos criados com todos esses hábitos. É difícil, mas vou tentando.

4 comentários:

Anônimo disse...

Natireh, fico contente que finalmente possa participar aqui do seu cantinho.
Desde que foi me visitar, vinha tentando retribuir o carinho, mas não dava...affe...
Estarei te acompanhando sempre !!!
Tenha um fim de semana bem light, ta? Se cuida!!!
Beijos.

Miss Pity disse...

eeeeeeeeeeeeee
agora posso comentarrrr!!!
:)
Hehehe
Pois é amiga, acho que tu nãotava recebendo comentarios por causa do probleminha mesmo.. hihi
Agora ta tudo certo...
Bom eu odeio adoçantes sabe.. ach9o com um gosto de remedio :/
Mas meu noivo é viciado em adoçante e viciado meeeesssssmo.. ja falei dez mil vzs pra ele cuidar... ele não conta as gotinhas.. ele espirra tres vzs o adoçante nas coisas e fica muuuito fore.. argth!!
tem que cuiudar mesmo, adoçante tbm pode faer mal...

Beijossss
bom find

Julia disse...

ainda bem que nao gosto muito de adocante. como nao tomo cafe raramente uso.
e suco sempre coloco pouquinho...

beijos

Anônimo disse...

Eu sou extremamente viciada em adoçantes, eu nem me lembro qual foi a última vez que consumi açucar, a não ser em alguma bebida que já vem pronta. Eu simplesmente não gosto de açucar, agora comcei com muitas dores no estômago, e já marquei um gastro. Agora deu medo...!