Cuide de sua tireóide

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Enquanto estava tomando coragem para voltar para os livros, dei uma viajada na internet e encontrei uma colega blogueira que estava muito chateada com a dieta. Pelo que ela relata, ela está com uns 80kgs, com dificuldade de emagrecer e me pareceu um pouco deprimida.

Entendo que queremos ver os resultados de nossas reeducações alimentares ou dietas logo, e por isso ficamos deprimidas quando eles demoram. Mas essa depressão, a demora nos resultados e o sobrepeso pode ter como causa um problema de saúde.

Digo isso por experiência própria. Aos 18 anos pesava 52kgs, bem distribuídos pelos meus poucos 1m e 57 cm. Depois do estresse do vestibular e a feliz aprovação comecei a apresentar um quadro de depressão e engordei mesmo sem ter mudado meus hábitos alimentares. Cheguei aos 60kgs. Depois de quase um ano fazendo exames descobri a causa dos meus males: o hipotireoidismo.

O hipotireoidismo é uma depressão na glândula da tieróide, responsável pelo nosso metabolismo. A pessoa que produz baixa taxa de hormônio da tieróide, como eu, apresenta lentidão mental e física. E como o metabolismo dimunui, a pessoa que tem hipotireoidismo ganha peso de forma muito rápida.

Existem vários tipos de depressão da tireóide, que pode ser causada até mesmo por tumores na glândula. Graças a Deus esse não foi meu caso. Mas essa doença não tem cura, mas é facilmente administrável, basta que a pessoa visite o endocrinologista com frequencia e tome o remédio responsável pela reposição do hormônio da tireóide. Eu , por exemplo, tomo esse aí da foto, mas tomo uma dosagem um pouco maior, de 75mcg. Ah... é importante alertar que, além de não ter cura, a tendência é que a tireóide pare de funcionar a longo prazo. Eu, por exmplo, tomava em 2003, quando descobri a doença, 25mcg do hormônio. Hoje tomo 75mcg, o que é pouco, segundo meu médico. Ele disse que a minha tireóide está mantendo uma produção estável de hormônio porque faço exercício físico com regularidade (faço natação).

 Quando comecei a tomar o remédio emagreci 2kgs, mas apenas o remédio não funciona para peder o peso que ganhei. Como meu metabolismo é lento, a natação também tem sido muito importante. Mas quando disse que queria voltar aos antigos 52kgs, meu endócrino me aconselhou procurar uma nutricionista. Tenho feito uma reeducação alimentar não muito restritiva, mas que tem me dado bons resultados, mesmo que lentos.

Bom, acho que eu tinha que fazer esse alerta. Aconselho a todas que estão tendo problemas para emagrecer que procure orientação médica antes de fazer essas dietas loucas que vemos por aí. Investigue sua saúde, acho que esse deve ser o primeiro passo

0 comentários: